Rústica e charmosa, Ibitipoca é uma pequena vila no interior de Minas Gerais. Localizada a 3km do Parque Estadual de Ibitipoca, a vila conta com uma grande variedade de bares e restaurantes, onde aos finais de semana se pode sempre curtir uma música ao vivo e no inverno, aquela deliciosa fogueira.
Na vila também encontramos lojinhas de artesanato local, padarias, açougues, mercados e farmácia. Os bancos e posto de gasolina mais próximos ficam à 24 km da vila de Ibitipoca, na cidade de Lima Duarte.
Estando a apenas 90Km de Juiz de Fora, 260Km até o Rio de Janeiro e 360Km distante da capital do estado, Belo Horizonte, Conceição de Ibitipoca é um dos locais turísticos mais visitados das montanhas de Minas Gerais.
A palavra "Ibitipoca" tem suas raízes na língua tupi. Segundo alguns estudiosos, "ibi" quer dizer serra ou montanha, e "tipoca" significa arrebentar ou estalar. Este nome faz alusão à insidência de raios na região.
No final do século XVII e início do século XVIII (1692-1704), o descobrimento do ouro fez com que muitos bandeirantes viajassem para Minas Gerais em busca de suas riquezas. Iniciou-se então o povoamento dessas serras, onde se fixaram numerosos mineiros extraindo ouro de seus rios e solos. Surgiu assim o marco da presença desses desbravadores, com o templo erguido à Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca, que foi inaugurado em 1715 e ainda está presente no arraial.
Durante os anos seguintes, Ibitipoca ficou sendo um dos mais importantes centros da Capitania das Minas Gerais. Mas com o fim do cliclo do ouro, a vila viu diminuir sua população e sua época de prosperidade.
Em 1822, o botânico francês August de Sant-Hilaire chega ao Arraial de Conceição de Ibitipoca. As referências do naturalista ao local são as mais favoráveis, denotando a importância de sua flora e visitando os pontos do Pico do Peão, Ponte de Pedra, entre outros locais.
Em 1973, a Lei Estadual nº 6.126, de 4 de julho, criou o Parque Florestal Estadual de Ibitipoca, ficando o IEF responsável pela implantação e administração do Parque. Já em 1993 é fundada a AMAI (Associação dos Moradores e Amigos de Ibitipoca) em defesa da serra e de sua comunidade.